Mecânico agrícola de Cruz Alta está entre competidores de reality show que tem professor da UFSM como jurado

Mecânico agrícola de Cruz Alta está entre competidores de reality show que tem professor da UFSM como jurado

Foto: Massey Ferguson/Divulgação

Marcos de Souza é o representante gaúcho no reality

Natural de Cruz Alta, o mecânico agrícola Marcos de Souza, 46 anos, representa o Rio Grande do Sul na terceira temporada do Master Mechanic, reality show que destaca os melhores profissionais do setor no país. A nova edição estreia nesta quinta-feira (16), às 20h, no canal da Massey Ferguson Brasil no YouTube, com episódios também nos dias 23 e 30 de outubro.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Casado e pai de dois filhos, Marcos é graduado em Administração e possui especialização em tratores de alta potência e pulverizadores. Ele integra a equipe da Redemaq, concessionária da Massey Ferguson no Estado, onde atua como técnico com foco em tecnologias de aplicação. Ao longo da carreira, acumulou experiências em agricultura de precisão e é reconhecido como multiplicador técnico dentro da rede de concessionárias.

Reality show chega à terceira temporadaFoto: Massey Ferguson/Divulgação

Durante entrevista ao programa Fim de Tarde, da Rádio CDN, Marcos contou que o gosto pela mecânica nasceu ainda na infância, influenciado pelo pai.

– Meu pai é mecânico, então desde pequeno sempre tive muita curiosidade e nisso fui aprendendo. No tempo dele era uma experiência bem mais mecânica, hoje em dia estamos numa era mais tecnológica. Isso já foi um start para sempre tentar se especializar e nunca se acomodar  – relatou.

Sobre o reality show, Marcos contou que acompanha o programa desde a primeira edição, mas só conseguiu se inscrever neste ano.

– Eu acompanho desde o primeiro episódio. Ano passado, que eu não consegui me inscrever, foi tratores de alta potência e plantadeira. E como eu sou especialista em tratores de baixa, média e alta potência e pulverizadores, esse ano eu tava de olho. Quando saiu a inscrição eu não tive dúvidas. Fiz a inscrição, as entrevistas e, graças a Deus, fui selecionado e estou representando o Estado e nossa região – disse.


A competição

Com apresentação da jornalista Marcela Rafael e coapresentação do produtor rural e influenciador Fernando Viana, a competição reunirá seis mecânicos de concessionárias Massey Ferguson de cinco estados: Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Eles disputarão o prêmio de R$ 50 mil e um troféu exclusivo. O destaque da temporada será o pulverizador MF 500R, equipamento de alta tecnologia voltado à aplicação sustentável e precisa de defensivos agrícolas.

Marcos (segundo, da esquerda para direita) é um dos seis competidores da terceira edição do realityFoto: Massey Ferguson/Divulgação

Segundo o cruz-altense, as provas foram gravadas em Jundiaí (SP), na fábrica da AGCO, e envolveram o pulverizador MF 530R, um dos equipamentos mais tecnológicos da marca.
– Foram colocados problemas diferentes em cada episódio, simulando o dia a dia que nós passamos no campo. Mas foi um pouco diferente, querendo ou não a gente fica nervoso. Algumas provas tinham um determinado tempo para executar, é avaliado o modo de usar as ferramentas e os equipamentos de segurança. É uma coisa bem técnica, mas bem legal mesmo – contou.

Muito mais do que testar o conhecimento dos mecânicos, Marcos acredita que o programa ajuda a mostrar ao público a evolução da profissão.

– O mecânico de hoje precisa dominar tecnologia, hidráulica, elétrica e diagnóstico. É uma profissão que exige estudo e atualização constante. Quero inspirar os mais jovens a seguir esse caminho, porque é uma área fascinante e que não para de evoluir – afirmou.

– Estamos deixando aquela estigma de mecânico que usava martelo e talhadeira. Hoje tu tem que se aprimorar e estudar, saber um pouco de de computação, por exemplo. É isso que quero passar para os mais jovens e fazer o convite: venham, trabalhem nessa área, se especializem, porque é um trabalho cada vez mais técnico, mas muito desafiador e gratificante – afirmou.


Professor jurado

O professor da UFSM, José Fernando Schlosser (à esquerda) compõe o trio de jurados do realityFoto: Massey Ferguson/Divulgação

Entre os três jurados do programa está o professor José Fernando Schlosser, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que participa do reality desde sua primeira edição. Engenheiro agrônomo e doutor pela Universidade Politécnica de Madrid, Schlosser é professor titular do Departamento de Engenharia Rural e coordena o Núcleo de Ensaios de Máquinas Agrícolas e o Laboratório de Agrotecnologia da UFSM.

Com mais de quatro décadas de atuação na área, o docente é referência nacional em mecanização agrícola e planejamento de frotas. Fora das salas de aula e laboratórios, dedica-se ao automobilismo, competindo em categorias como Classic RS e Campeonato Gaúcho de Super Turismo.

Além dele, Sandra Nalli, CEO e fundadora da Escola do Mecânico, e Adriano Sontag, especialista técnico da Massey Ferguson, compõem o trio de jurados do programa. Organizadora do Master Mechanic, a Massey Ferguson é uma das principais marcas de maquinário agrícola, com mais de 175 anos de experiência global e seis décadas de presença no Brasil. Suas fábricas estão localizadas em Canoas, Santa Rosa, Ibirubá e Mogi das Cruzes, além de uma unidade na Argentina. A empresa possui mais de 200 concessionárias no país e exporta para mais de 80 países.


Confira a entrevista

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após problemas técnicos, aplicativo 99 informa que serviço está sendo restabelecido Anterior

Após problemas técnicos, aplicativo 99 informa que serviço está sendo restabelecido

Próximo

"Os pais nos avisam que vão atrasar para buscar os filhos porque o tiroteio começou", afirma professora sobre as constantes trocas de tiro no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon

Geral